O floorball e suas várias possibilidades

O artigo deste mês apresenta o floorball e suas várias possibilidades. Em tempos de reabertura dos espaços e atividades, o floorball apresenta muitas opções para todos e todas. Vamos saber mais sobre como o floorball pode ser saudável, recreativo, competitivo e educacional?

Atualmente, o esporte tem um papel essencial na vida de muitas pessoas. Atividade física, diversão, conhecimento ou mesmo a nível competitivo. Certamente você conhece alguém que está muito conectado a alguma modalidade esportiva.

Da mesma forma, o floorball alcança todas essas possibilidades! Contudo, consegue ter vantagens e benefícios que outros esportes não possuem. A seguir, conheça como e onde o floorball pode ser a resposta para a sua necessidade!

Floorball e suas várias possibilidades na Educação

Menina goleira de floorball

Ainda que seja pouco conhecido no Brasil, o floorball tem muito potencial para ser aplicado em aulas de Educação Física e projetos esportivos. Primeiramente, suas regras são simples e restringem o contato físico exagerado, garantindo segurança e acessibilidade. Além disso, apesar de ser um esporte de invasão, é jogado com taco e bolinha. Outro fator positivo é o baixo custo do material em relação a outros itens como bolas de vôlei e futsal. Por fim, conversa com diferentes disciplinas como Geografia (países onde mais se pratica) e Inglês (uso dos termos de jogo).

Aqui no Invictus, realizamos entre os anos 2017 e 2019 o projeto “Floorball na Escola”. Inicialmente promovendo vivências gratuitas de floorball para professores e estudantes de escolas públicas de Campinas e região. Posteriormente, ampliamos a ação com o empréstimo de equipamentos para escolas visitadas. Durante este período, atendemos cerca de 10.000 estudantes em 35 escolas de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Águas de São Pedro e Monte Mor.

Para 2022, pretendemos retomar as ações de divulgação do floorball nas escolas. Do mesmo modo, é nosso sonho iniciar um projeto esportivo para crianças de Campinas e região.

Floorball como Recreação

Recreação de floorball no Sesc Campinas

Uma vez que a pessoa conheça o floorball, precisa ter mais chances de jogar. Por consequência, aumenta seu interesse no esporte e o divulga para amigos, familiares e conhecidos. A prática recreativa do floorball é a opção mais viável para quem pretende jogar sem compromisso. Neste caso, a prioridade é a diversão do jogo.

Para tanto, o floorball oferece um ambiente favorável. A princípio, suas regras são fáceis de entender. A dinâmica do jogo privilegia uma prática coletiva em que todos participam, sem exceção. Da mesma forma, é possível jogar entre adultos, crianças, jovens, pessoas de todos os gêneros e experiências esportivas. Ainda assim, todos participarão de forma bastante equilibrada e sairão com uma boa impressão.

O Invictus promove uma recreação de floorball semanal nas terças-feiras a noite. Não há necessidade de experiência prévia e emprestamos o equipamento. No entanto, não recomendamos a participação de crianças menores de 10 anos por não termos à disposição o equipamento adequado.

Outra opção é a recreação esportiva de floorball oferecida pela unidade do Sesc Campinas. Na data da postagem, a atividade ocorre aos domingos das 15 às 16 horas e 30 minutos e é gratuita, contando com empréstimo de equipamentos.

Floorball como Esporte Competitivo

Participantes de competição de floorball em Campinas 2019

Por fim, o floorball, como qualquer outro esporte, objetiva a competição. A formação de equipes de floorball exige treinos regulares. Assim, é possível desenvolver as habilidades e competências esperadas de um atleta esportivo, seja ele amador ou profissional.

Busca pelo melhor desempenho, respeito às regras, trabalho em equipe, disciplina, organização espacial e melhora da forma física são alguns dos conceitos que estão presentes em treinos e partidas de floorball.

O Invictus realiza treinos semanais de floorball aos sábados. Infelizmente, a realidade da maioria das equipes de floorball do Brasil é muito complicada. Enfrentam a carência de quadras esportivas adequadas, quase sempre sem cobertura. Precisam lidar com a escassez de horários disponíveis para treinar em meio à rotina de trabalho. Finalmente, o treinador tem muita dificuldade no acesso ao conhecimento sobre exercícios e atividades para aprimoramento no floorball.

Ficou interessado em conhecer o floorball e suas várias possibilidades? Acesse nossa Agenda e confira os principais eventos da modalidade na região de Campinas e no Brasil. Escolha o que estão mais perto de você e participe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.