História

As raízes do floorball

O Floorball tem raízes em diversos locais ao redor do mundo, já que jogos semelhantes ao Floorball tem sido jogados desde o século XIX. Por exemplo, na América do Norte e Inglaterra, onde o floorhockey originou-se do hóquei no gelo, e na Austrália, onde o hóquei sobre grama foi adaptado no indoorhockey.

A criação de floorball

O floorball foi originalmente desenvolvido na Suécia, onde o jogo vem sendo jogado desde meados dos anos 1970. Embora as raízes do Floorball possam ser encontradas em diferentes formas de jogos ao redor do mundo, foram os suecos que estabeleceram a primeira federação nacional oficial de Floorball em 7 de novembro de 1981 em Sala, Suécia. Quando o primeiro livro de regras oficial surgiu em setembro de 1983 e definiu uma parede em torno da área do jogo (rink), o Floorball deu seus primeiros passos para se tornar um esporte organizado. Naquela época, o Floorball era muito diferente do atual, mas lançou as bases para o crescimento internacional de um novo e emocionante esporte coletivo que fascina pessoas em todas as culturas.

O floorball no mundo

International Floorball Federation IFF

Suécia, Finlândia e Suíça fundaram a Federação Internacional de Floorball (International Floorball Federation – “IFF”) em 12 de abril de 1986. Atualmente, o Floorball já é praticado em todos os continentes. Mais de 70 países possuem entidades nacionais filiadas à IFF.

São mais de 3 milhões de jogadores espalhados pelo mundo, com maior concentração em países europeus. O floorball é uma modalidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, faz parte do programa dos Jogos Mundiais e já é candidato a uma vaga nas próximas edições dos Jogos Olímpicos

O floorball no Brasil

Associação Brasileira de Floorball
Fundada em 1998

Nas terras brasileiras, a prática do Floorball teve início no fim da década de 90, sendo em um primeiro momento restrita à comunidade escandinava em São Paulo/SP, mas logo em seguida implementada com sucesso em clubes voltados ao público em geral (especialmente Sesc e ACM), contando também com grande ajuda de entidades filantrópicas administradas por estrangeiros (principalmente suecos e suíços), que utilizam o esporte como instrumento de inclusão social.

A Associação Brasileira de Floorball é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em São Paulo/SP, devidamente constituída nos termos da legislação brasileira e filiada à  IFF desde 1998. A entidade é responsável pela regulamentação, organização e divulgação do Floorball no Brasil. Desde 2006 vem realizando uma série de bem-sucedidas iniciativas voltadas à divulgação do Floorball, em clubes, escolas e também projetos sociais, iniciativas estas que resultaram em um crescimento significativo da prática do Floorball no país.