Floorball: esporte ideal para retorno às aulas

Menina goleira de floorball
Oficina de floorball realizada em escola pública em 2018

Os números relacionados ao COVID-19 estão caindo, porém há muito receio do que acontecerá quando as crianças enfim voltarem às escolas. Mesmo nessa realidade, é possível praticar esportes na escola? Saiba mais porque o floorball é o esporte ideal para retorno às aulas de Educação Física!

Como sabemos, para inibir a contaminação por COVID-19, não há novidades. Ou seja, distanciamento, uso permanente e adequado de máscaras de proteção e higienização das mãos. Hoje, os estudos afirmam ter bons resultados com essas práticas. Se cumprirmos esse acordo coletivo, trabalhamos juntos para evitar a disseminação da doença.

Ainda assim, a dúvida persiste: no retorno para aulas presenciais, como ficou a Educação Física?

  • Atividades, em sua maioria, individualizadas
  • Não compartilhamento de materiais e equipamentos
  • Distanciamento entre alunos usando máscaras

Mas como o floorball pode preencher esse espaço?

Floorball

O Floorball é um esporte coletivo semelhante ao hóquei no gelo, porém jogado em ginásios e quadras cobertas sem uso de patins. O equipamento de jogo básico resume-se ao taco de floorball (stick) e a bola. As equipes são formadas por 5 jogadores de linha e um goleiro, que é o único a usar capacete.

O objetivo é marcar gols na meta adversária. A quadra oficial de jogo mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e é cercada por um rink plástico de 50 centímetros de altura. As partidas oficiais tem duração de três períodos de 20 minutos e são conduzidas por dois árbitros.

O floorball é um esporte dotado de muita flexibilidade para atender qualquer público em qualquer local.

O que diz a IFF sobre a prática do floorball na pandemia?

Floorball esporte ideal para retorno as aulas
Treino de floorball seguindo as recomendações

A IFF (Federação Internacional de Floorball) já divulgou a campanha “Play it Safe” em 2020:

Todos nós queremos que o Floorball volte ao “normal” o mais rápido possível. A única maneira de isso acontecer é assumirmos a responsabilidade. Fazer a coisa certa. Seguir todas as regras. As regras da Covid-19 não são apenas para outra pessoa, elas se aplicam a você. Elas se aplicam a todos.
Qualquer pessoa no esporte entende que precisamos de regras para o jogo ser jogado. Não é diferente para a COVID-19, então …
Aprenda as regras. Siga as regras. Respeite as regras.
Vamos todos trabalhar juntos para voltar com segurança à quadra.

Protocolo COVID-19 Invictus Floorball Campinas

Protocolo Invictus Floorball Campinas

Nesse meio tempo, também em 2020, a diretoria esportiva do Invictus elaborou seu protocolo local para atendimento aos treinos. Assim que foi finalizado, o documento foi publicado no site e redes sociais e as orientações foram enviadas aos atletas e membros da comissão técnica. Conforme o respeito pelas determinações, desde o retorno, nenhum atleta Invictus foi diagnosticado com a doença.

Floorball: esporte ideal para o retorno das aulas de Educação Física Escolar

Ainda que seja um esporte coletivo de invasão, o floorball utiliza tacos (que medem aproximadamente 1 metro), o que garante o distanciamento na maioria das jogadas. Eventualmente, em uma prática realizada nas aulas de Educação Física, o jogo pode acontecer sem o goleiro, com menos jogadores por equipe e não existe necessidade de tocar a bola com as mãos. Para jogos mais estruturados, baseados no passe, isso fica ainda mais seguro! Como cada aluno usa um taco individual durante a aula ou jogo, é possível higienizar o equipamento antes que outra pessoa utilize. Logo, o floorball atende perfeitamente a todos os itens!

Assim, o floorball é o esporte ideal para o retorno às aulas! Portanto, convidamos os professores de Educação Física a apostarem em um esporte novo, divertido e inclusivo. Garanta, em primeiro lugar, a saúde em uma aula de sucesso com alunos muito satisfeitos, querendo jogar novamente. Por fim, professores em Campinas, São Paulo e região podem entrar em contato e saber como levar o floorball para sua escola!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.