Equipamentos para jogar Floorball

EQUIPAMENTOS PARA JOGAR FLOORBALL

Os equipamentos para jogar floorball são taco de floorball (stick) e bolinha. Quando houver traves no tamanho oficial, também teremos os goleiros, que usam um capacete, mas no floorball não jogam com tacos. Em partidas oficiais de floorball, o espaço de jogo é cercado por placas plásticas (rink).

Taco de floorball (Stick)

Para escolher seu primeiro taco de floorball, considere duas características importantes: comprimento e curvatura.

Comprimento do taco de floorball

O comprimento do taco de floorball tem relação direta com a altura do jogador. Jogadores defensivos tendem a usar tacos de maior comprimento, enquanto jogadores ofensivos preferem tacos mais curtos. Normalmente, o taco de floorball colocado em pé na frente do corpo deve ultrapassar em média 5 cm a altura do umbigo.

Fonte: efloorball.net
Curvatura do taco de floorball

A curvatura da blade (parte plástica fixada na ponta do taco de floorball que faz contato com a bola) depende da forma como o jogador segura o taco e pode ser esquerda (left hand below) ou direita (right hand below). Por exemplo, se ele joga com a mão esquerda embaixo, seu taco é esquerdo. Normalmente, a mão dominante é colocada na parte de cima, ou seja, o destro jogaria com a mão esquerda embaixo, enquanto um canhoto jogaria com a mão direita embaixo. Não é uma regra e podem haver exceções.

Ao jogador de floorball é permitido curvar mais ou menos a blade conforme seja de sua preferência, respeitando o limite imposto pelas regras. Blades mais curvadas favorecem a finalização com maior potência e precisão, enquanto as menos curvadas favorecem recepção da bola e passes.

Fonte: efloorball.net

Bola de floorball

Bolas coloridas

A bola de floorball pesa 23 gramas, é oca, feita de plástico e possui 7.2cm de diâmetro e 26 furos. Há diversas marcas, cores e modelos.

Capacete de goleiro de floorball

Quando houver goleiros, estes devem utilizar equipamentos de proteção adequados. Obrigatoriamente o capacete e calças compridas. Opcionalmente, o goleiro de floorball pode usar luvas, joelheiras, cotoveleiras e roupas acolchoadas que protejam o tórax.

Traves de floorball

As traves de floorball são feitas de metal tubular em cor vermelha, medem 160cm de largura por 115cm de altura. Não podem ser fixas no chão e são cobertas por uma rede.

Rink de floorball

Rink de floorball

Em partidas oficiais, a quadra de floorball deve ser cercada por um rink composto por peças plásticas retas e curvas. O rink deve ser fabricado em material resistente a choques e batidas, ter estabilidade para não cair durante a partida e possuir mobilidade entre as conexões em casos de impactos mais intensos.

EQUIPAMENTOS PARA EMPRÉSTIMO (SOMENTE NA REGIÃO DE CAMPINAS-SP)

Invictus realiza empréstimos de equipamentos para escolas, clubes, entidades educacionais e associações localizadas na região metropolitana de Campinas-SP. O kit consiste em: 12 tacos e 6 bolinhas. Para solicitar um empréstimo de equipamento, envie e-mail para floorballcampinas@gmail.com.

Caso você esteja em outras regiões do Brasil e queira desenvolver o Floorball, entre em contato com a Associação Brasileira de Floorball para ter mais informações sobre cursos e empréstimo de equipamentos. Envie e-mail para email@floorball.com.br

COMPRA DE EQUIPAMENTOS

Conforme consulta realizada junto à ABF, entidade responsável pela modalidade no país, não há empresa no Brasil que produza ou venda equipamentos para Floorball. As compras de equipamento devem ser realizadas em lojas do exterior. Compre apenas produtos de fabricantes certificados pela IFF para garantia de segurança, conforto e durabilidade, além de adequação às regras da modalidade.