Floorball nos Jogos Olímpicos

Floorball nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 acontecem de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Nesta edição, estreiam os esportes skate, surfe, escalada e karatê, esportes menos conhecidos. O caminho para ser olímpico passa pelo reconhecimento junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e o floorball conquistou essa etapa em 2011. Uma vez que esse reconhecimento é a porta de entrada ao Programa Olímpico, a pergunta não é mais “SE veremos o floorball nos Jogos Olímpicos?”.

Neste momento, perguntamos: “Quando veremos o floorball nos Jogos Olímpicos?” Confira nosso artigo!

História

O floorball surgiu nos Estados Unidos, mas foi organizado na Suécia. Em 1896, Suécia, Finlândia, Suíça fundaram a Federação Internacional de Floorball (IFF). Desde então, o floorball é uma das modalidades esportivas com maior crescimento e tem números ótimos:

  • Jogado em mais de 80 países;
  • 74 organizações nacionais filiadas à IFF;
  • Mais de 3 milhões de jogadores no mundo;
  • Participação de jovens e público feminino;
  • Campeonatos mundiais masculinos e femininos desde 1992.

Floorball no Comitê Olímpico Internacional

Comitê Olímpico Internacional

Criado em 1894, o COI organiza o esporte a nível global. Sendo uma entidade mundial, busca integrar as federações esportivas internacionais aos princípios do Movimento Olímpico e sua política de Fair Play (jogo limpo). A IFF ingressou no COI provisoriamente em 2008 e oficialmente em 2011. Para tanto, uma das exigências foi a popularidade, ou seja, 75 países de 4 continentes (masculino) e 40 países de 3 continentes (feminino) devem praticar a modalidade.

Além do COI, o floorball também integra a GAISF (Associação Global das Federações Internacionais de Esporte) e a IWGA (Associação Internacional dos Jogos Mundiais).

O floorball nos The World Games – Jogos Mundiais

Os Jogos Mundiais“The World Games” são uma competição global com esportes reconhecidos pelo COI que não integram o Programa Olímpico. Embora sejam pouco conhecidos, ocorreram pela primeira vez em 1981 e acontecem a cada 4 anos. Por exemplo, esportes como triatlo, vôlei de areia e badminton surgiram nos Jogos Mundiais antes de serem olímpicos. Isto nos faz pensar que os Jogos Mundiais são um “laboratório” dos esportes olímpicos.

Anteriormente, a edição de 1997 disputou-se na Finlândia e o floorball foi esporte de exibição. Após a estreia, o floorball voltou 20 anos depois como esporte oficial em Wroclaw, Polônia. A seguir, a próxima edição acontecerá nos Estados Unidos, após ser adiada para 2022 em razão da pandemia COVID-19. A competição de floorball envolverá 8 seleções nacionais.

Mas e o floorball nos Jogos Olímpicos?

Pódio nos Jogos Mundiais 2017 – Wroclaw, Polônia:
Suécia (ouro), Suíça (prata) e Finlândia (bronze)

Embora não seja tão simples, o caminho está aberto. O floorball faz parte do COI e está nos Jogos Mundiais, como foi com outros esportes hoje olímpicos. De acordo com esse histórico, há ótimas chances do floorball nos Jogos Olímpicos!

Entretanto, há algumas barreiras para que seja real. Primeiramente, o floorball é muito parecido com o hóquei sobre grama, esporte olímpico desde 1928. A seguir, temos outros esportes muito populares e com bom apelo financeiro. E, por fim, uma questão exata: para um esporte entrar, outro precisa sair. Contudo, as inclusões em Tóquio 2020 sem exclusão de outros esportes são um indicativo de novidades que podem surgir.

Portanto, vamos seguir para o futuro em que teremos o floorball nos Jogos Olímpicos!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.