ACFb participa da Formação de Treinadores Floorball4All Brasil

Por Rodrigo Freitas

Entre os dias 28 e 30 de junho, na cidade de Campo Largo-PR, a Floorball4All Brasil ofereceu mais uma edição do seu curso básico para formação de treinadores de floorball. A ACFb compareceu para aprofundar seus conhecimentos sobre o esporte e estreitar laços entre as duas entidades.

Participantes do curso de formação de treinadores da Floorball4All Brasil. Agachados, à esquerda, Rodrigo e Guilherme, vice-presidente e diretor da ACFb

A Floorball4All é uma ONG internacional que utiliza o floorball como ferramenta de transformação social para jovens e crianças, trabalho que realiza em dezenas de países desde 2004. Atualmente, o coordenador geral no Brasil é Denes Santos, responsável pelo curso juntamente ao instrutor Alexandre.

O curso teve participantes de cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, além dos paulistas de Campinas e São Paulo. Também colaboraram ao longo das atividades o garoto Gabriel, da equipe Falcões (Campo Largo-PR), Luciano e Otávio, jogadores do Hockstar (Curitiba-PR), atuais campeões brasileiros de floorball e treinadores formados em edição anterior do curso.

Após uma longa viagem de Campinas até Campo Largo, nossos associados foram recebidos com um belo café da manhã, seguido pelo início do curso através de um aquecimento diferente: o “floorball de tênis”, um jogo divertido e dinâmico que foi realizado sem tacos, trazendo o diferencial que caracterizou a sequência das atividades praticadas.

O conteúdo desta formação constava de informações sobre como instruir em pegar no taco, controle de bola, passe e outras ações de jogo essenciais para ensinar quem nunca teve contato com o esporte.

Os cursistas receberam um caderno com informações técnicas, noções de arbitragem e espaços para anotar todos os exercícios realizados, fosse por escrito ou graficamente.

Exercício de chute ao gol

No final do dia 29, os cursantes foram divididos em dois grupos com a missão de elaborar um treino para jovens que nunca tivessem jogado floorball. As sessões deveriam ser organizadas com aquecimento, exercícios e jogos, finalizando com uma partida entre os alunos. Cada treino foi avaliado pelo coordenador do curso, que fez observações que orientaram os cursistas no caminho adequado para aplicar um treino completo e interessante.

Apresentação do treino elaborado por um dos grupos no curso

Apesar da longa distância percorrida para poder fazer este curso no Paraná e do desgaste físico em dias de folga, os diretores da ACFb saíram com espírito renovado. A troca de experiências e conhecimentos foi o ponto forte deste curso que, embora seja básico, garante uma boa bagagem para conduzir treinos com mais embasamento teórico e técnico.

A ACFb agradece mais uma vez o convite e o acolhimento do Denes e sua sensacional equipe de apoio! Esperamos reencontrar os amigos da Floorball4All muito em breve!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.