Fala, ACFb: O trabalho técnico-pedagógico em 2018

Por Guilherme Freitas – professor de Educação Física da rede municipal de Campinas e diretor técnico-pedagógico da ACFb

A partir de 2019, teremos a palavra de nossos associados aqui no site para falar sobre suas impressões a respeito do Floorball e é uma grande felicidade inaugurar este espaço! Nesta primeira contribuição, trarei um resumo das ações desenvolvidas pela diretoria técnico-pedagógica da ACFb no ano de 2018.

Floorball na Escola: através de um formulário online, professores cadastraram-se para receber oficinas de Floorball nas aulas de Educação Física e puderam solicitar o empréstimo de equipamentos. Foram oito visitas nas cidades de Campinas e Hortolândia, além de uma ação realizada na unidade Fundação Casa Maestro Carlos Gomes, em Campinas. No total, aproximadamente 500 jovens puderam conhecer o Floorball neste projeto.

Cursos: realizamos novamente um curso básico e festival de Floorball na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, atendendo 30 participantes. Representei a ACFb em curso básico para professores e estagiários de Educação Física das escolas municipais de Monte Mor, atendendo 18 participantes. Por fim, também atuei como um dos formadores no curso oferecido pela Associação Brasileira de Floorball em São Paulo, o que denota o reconhecimento da qualificação das ações da ACFb.

Sede do Brasileiro: naquela que deve ter sido a maior realização da ACFb em 2018, recebemos em Campinas sete equipes de quatro estados do país para disputar o Campeonato Brasileiro de Floorball . Oferecemos todo o suporte à ABF e ainda contamos com duas equipes de Campinas (Invictus e VL Floorball).

Festivais: ampliamos a realização de eventos competitivos, com dois festivais em escolas públicas e um na UNICAMP, em conjunto com o curso básico oferecido em maio.

UNICAMP: consolidamos a parceria com a Faculdade de Educação Física da UNICAMP com a realização do curso e festival e a divulgação das aulas de Floorball no programa de Extensão em Esportes Coletivos. Esta turma se encontrou semanalmente com uma média de 15 alunos frequentes. Deste grupo, foi organizada a equipe VL Floorball, participante do Campeonato Brasileiro de Floorball 2018.

Relações Institucionais: apoiamos as ações do Sesc Campinas direcionadas ao Floorball, divulgando a recreação semanal e os dois festivais, com presença regular dos nossos associados. Estabelecemos um contato inicial com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Campinas) para realizar ações em parceria em 2019.

Avançamos muito e espero continuar trabalhando com empenho para alcançar os objetivos definidos em 2019, quando fui reconduzido à função de diretor técnico-pedagógico. Agradeço imensamente aos demais membros da diretoria da ACFb pelo apoio e aos associados pela participação em nossos eventos. Que 2019 seja repleto de conquistas para o Floorball em Campinas!

Be the first to comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.