Floorball

FLOORBALL

O Floorball é um esporte coletivo indoor, ou seja, jogado em ginásios e quadras cobertas. O nome é constituído das palavras em inglês FLOOR (piso) e BALL (bola), caracterizando a velocidade com que a bolinha é deslocada no campo de jogo. Sua prática é semelhante ao hóquei no gelo, mas não exige a habilidade de patinar nem uma superfície de gelo, com a vantagem do menor contato físico, o que possibilita a formação de equipes mistas e intergeracionais (diferentes idades) jogando entre si.

A quadra oficial de jogo mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e é cercada por um rink plástico arredondado nos cantos, fazendo com que a bolinha dificilmente saia. São SEIS jogadores em quadra: 5 jogadores de linha e um goleiro. As equipes, entre titulares e reservas, são formadas por 20 jogadores no total. O equipamento de jogo básico resume-se ao taco (stick) e a bolinha. O goleiro, quando presente, não utiliza tacos e veste um capacete. As partidas oficiais tem duração de três períodos de 20 minutos e são conduzidas por dois árbitros.

Atualmente, o Floorball já é praticado em todos os continentes. 68 países possuem entidades oficiais que administram a modalidade a nível nacional filiadas à International Floorball Association (IFF). O objetivo é tornar o esporte uma modalidade olímpica.