Valeu, Invictus: Vice-Campeões Paulistas de Floorball 2021!

O ano de 2020 prometia muito para o floorball no Brasil, mas a pandemia COVID-19 exigiu a suspensão dos projetos e paciência para aguardar o momento certo e concretizar o que havia sido planejado.

No estado de São Paulo, um destes projetos era o retorno do Campeonato Paulista de Floorball, que não era organizado desde 2015. Mesmo após 1 ano de atraso, mais do que necessário pela situação que ainda permanece em 2021, o evento aconteceu e foi excelente!

Campeonato Paulista de Floorball 2021

A competição foi organizada pela Federação Paulista de Floorball e ocorreu em duas etapas : a etapa classificatória foi sediada em Campinas/SP no dia 16 e a etapa final foi disputada em Embu das Artes no dia 30 de outubro de 2021.

No total, participaram 7 equipes:

  • Floorball Arca (São Paulo/SP)
  • Paulistana (São Paulo/SP)
  • AD Floorball Curuçá (São Paulo/SP)
  • Floorgriffins (Mauá/SP)
  • Icebergs (Praia Grande/SP)
  • Invictus A (Campinas/SP)
  • Invictus B (Campinas/SP)

As equipes Invictus

Invictus A e Invictus B reunidas

De acordo com a organização adotada no final de 2019, os atletas Invictus participaram da competição divididos em duas equipes: Invictus A, formada pelos atletas mais experientes do elenco, e Invictus B, formada por atletas em ascensão.

“É claro que jogar com o elenco dividido prejudica um pouco as trocas e substituições ao longo das partidas. Por outro lado, dá mais espaço para todos em quadra: quem está jogando melhor, contribui mais e quem está em evolução pode ter uma experiência competitiva melhor!” explica o treinador Guilherme Freitas, responsável pelos treinos Invictus.

O formato de disputa

Na primeira fase, todas as equipes participam de 4 jogos definidos por sorteio, onde houve 4 rodadas de 3 jogos e uma complementar com apenas 2 jogos. As partidas foram compostas de 2 tempos de 10 minutos e acompanhadas por 2 árbitros. As 4 equipes que melhor pontuaram na primeira fase seguiram na disputa pelo título, enquanto as demais formaram um triangular para disputar o 5º lugar.

16/10 – Etapa Classificatória: Campinas

Equipes reunidas na primeira etapa no dia 16/10 em Campinas

O reencontro das equipes paulistas em quadra foi um marco para a retomada das ações do floorball nacional, afinal a última competição oficial havia sido o Campeonato Brasileiro de Floorball em 2019. De forma paralela, AD Floorball Curuçá, FloorGriffins e Invictus participaram do 4º Festival de Floorball Sesc Santos, na qual os atletas Invictus A foram campeões. No entanto, a maioria das equipes precisou suspender os treinos por um bom tempo por causa da pandemia e a perspectiva de jogar o Paulista motivou o retorno dos atletas.

O local da primeira fase do evento foi o ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil, cedido com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Campinas e intermediação do gabinete do vereador Juscelino da Barbarense para iniciar as conversas com o secretário Fernando Vanin e sua equipe.

Resultados do Invictus A: o início foi uma vitória convincente por 3 a 2 sobre os experientes atletas do Paulistana. No segundo jogo, um disputado duelo “caseiro” entre Invictus A e B terminou com placar de 3 a 1 para a equipe A. Em seguida, Invictus A fez uma partida equilibrada contra os vice-campeões brasileiros do Floorball Arca, saiu na frente, mas acabou sofrendo a virada por 2 a 1. Na última rodada, um decepcionante empate de 2 a 2 entre Invictus A e AD Floorball Curuçá.

Resultados do Invictus B: a primeira partida foi marcada pelo nervosismo, favorecendo os adversários do Icebergs na derrota por 2 a 0. No jogo seguinte, a segunda derrota por 3a 1 para Invictus A. Mais confiante, a equipe B soube defender muito bem, mas acabou sendo derrotada pelo AD Floorball Curuçá por 2 a 1. Na última partida do dia, Invictus B mostrou muita garra, porém acabou superada também pelo Floorgriffins, derrota por 1 a 0.

Confira os resultados do dia:

A equipe Invictus A se juntou a Floorball Arca, FloorGriffins e Paulistana nas semifinais. Invictus B, AD Floorball Curuçá e Icebergs disputariam o 5º lugar.

Clique aqui para assistir os nossos jogos da Etapa Campinas no nosso canal ou assista todos os jogos no canal da Federação Paulista de Floorball!

30/10 – Etapa Final: Embu das Artes

As finais foram realizadas no Ginásio Municipal Hermínio Espósito na cidade de Embu das Artes, local cedido pela administração municipal com intermediação do vereador Betinho.

Na primeira semifinal, a equipe Paulistana surpreendeu com um jogo eficiente e organizado, superando o tradicional Floorball Arca pelo placar de 3 a 1 e classificando-se à final. A partida seguinte definiria o adversário do Paulistana entre Invictus A e Floorgriffins. Em um jogo difícil, empate por 1 a 1 e pênaltis. Na disputa, os treinos da Invictus A valeram a pena: gol de Danilo e 3 defesas do goleiro PC. Pela primeira vez, Invictus classificada para uma final de competição oficial.

Na disputa de quinto lugar, Invictus B acabou desfalcada de Felipe, mas contou com o atleta Kauê, que não esteve na primeira etapa. Mesmo com menos opções de ataque, a equipe foi valente, mas não conseguiu marcar e acabou levando 2 gols no final da partida, ficando com a sexta posição no torneio. A equipe Icebergs não compareceu aos jogos do triangular.

Veio a disputa pelo terceiro lugar e o resultado foi uma tranquila vitória do Floorball Arca sobre o Floorgriffins por 3 a 0. Finalmente, a disputa pelo título de campeões: Invictus A e Paulistana. Do lado Invictus, predominou o nervosismo, enquanto os adversários, motivados pela excelente partida anterior, usaram toda a técnica e experiência do seus atletas para conseguir o placar de 3 a 0, ficando com o troféu! Invictus A, mesmo com a derrota na final, alcançou o melhor resultado oficial até hoje.

Invictus A: vice-campeões paulistas de floorball 2021

Os resultados dos jogos ficaram da seguinte forma:

Os jogos do Invictus na segunda etapa podem ser assistidos em nosso canal e todos os jogos do campeonato estão disponível no canal da Federação.


“Apesar de alguns resultados negativos, o elenco saiu orgulhoso deste grande encontro das equipes do estado de São Paulo. Ótimos jogos, muita experiência em quadra e um troféu inédito para Campinas ostentar com orgulho!” declarou Digo Freitas, capitão da equipe A na competição e presidente da equipe.

E que venha o Campeonato Paulista de Floorball 2022!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.